Você sabe o que é haikai?

22 setembro


Existem várias formas de se expressar através das palavras, você pode escrever um conto, uma crônica, ou só um pequeno texto de pensamento e desabafo. Dentro da literatura há também a possibilidade de se expressar através da forma poética, e isso vai desde poesias, sonetos, rondeis, trovas e outras formas de brincar com as palavras. Um dos mais conhecidos no Oriente é o haikai (haicai) ou haiku, um poema curto de poucas palavras de origem japonesa.

A palavra Haikai é formado por dois significados hai = brincadeira, gracejo kai = harmonia, realização, surgiu no Japão no século XVI e por ter um formato simples, com poucas palavras, acabou se popularizando não só nas terras japonesas mas como em outros lugares do mundo, como o Brasil, por exemplo.


Entendendo a estrutura do Haikai

Apesar de parecer simples aos nossos olhos, tradicionalmente o haikai japonês, assim como outros textos poéticos, segue uma estrutura e algumas premissas de temas para ser escrito. Ele é composto por três versos de 17 sílabas poéticas (explicando de forma rápida, seriam os sons na pronúncia das palavras) no total, dividido da seguinte forma:

1º verso: 5 sílabas poéticas

2º verso: 7 sílabas poéticas

3º verso: 5 sílabas poéticas

Além disso, sobre os temas abordados geralmente são sobre natureza e cotidiano.


Os representantes brasileiros do Haikai

No Brasil, o haikai chegou por volta do século XX, por influência francesa, além da japonesa, é claro. 

Alguns dos representantes mais conhecidos desse tipo de poema foram:


  • Afrânio Peixoto
  • Guilherme de Almeida
  • Jorge Fonseca Jr
  • Fanny Luiza Dupré
  • Paulo Leminski
  • Millôr Fernandes
  • Olga Savary


Como dito anteriormente, o haikai foi espalhado por vários lugares e culturas, com isso houve também algumas modificações em sua forma de escrever os modernos, explorando outros temas como amor. No Brasil também houve várias mudanças na estrutura e fixado novos estilos de fazer haikai, como o "Haikai Guilhermino" onde possuem algumas rimas.

Alguns exemplos de haikais brasileiros são:


O Poeta


Caçador de estrelas.

Chorou: seu olhar voltou

com tantas! Vem vê-las!


(Guilherme de Almeida)


Viver é super difícil

o mais fundo

está sempre na superfície


(Paulo Leminski)


Como comecei a escrever haikai?

Quando eu comecei eu estava numa fase que escrevia muitos poemas e queria explorar outros formatos, assim conheci o haikai e me apaixonei. Aqui deixo claro que quando eu escrevia, eu tentava não me prender tanto a sua estrutura original, mas sim deixar minha criação mais leve. Essa forma foi a que eu escolhi para me expressar.

Se você quiser conhecer alguns dos meus haikais, pode conferir lá no meu perfil do instagram que fiz um post especial sobre isso.

Posts relacionados

0 Comments